quarta-feira, 31 de março de 2010

O relacionamento especial

O relacionamento especial




“A relação de amor especial é a principal arma do ego para nos manter longe do paraíso.”



Todos temos o desejo de encontrar o amor em nossa vida. É quase uma obsessão cultural. De acordo com Um curso em milagres, a procura do par perfeito ideal é uma de nossas maiores feridas psíquicas e uma das ilusões mais fortes elaboradas pelo ego.

Em Um curso para milagres isto se chama de “relacionamento especial” Normalmente “especial” seria algo maravilhoso.Segundo o Curso ,“especial” significa “diferente” e portanto “à parte” o que é mais característico do ego do que do espírito. Portanto um relacionamento baseado no medo.

“Deus criou apenas um filho seu” e Ele ama cada um de nós como O ama. Para “ele ninguém é especial ou diferente, porque não somos separados uns dos outros.” Uma vez que nossa paz reside em amar do mesmo modo que Deus ama, precisamos nos esforçar para amar a todos. Nosso desejo de encontrar alguém “especial” que nos complete é ilusório. O único amor que nos completa é o amor de Deus. A forma de relacionamento com cada pessoa é diferente, mas buscamos o mesmo conteúdo em cada um; características de amor e amizade fraternais que vão alem das mudanças de forma e corpo.

Assim como o “espírito Santo foi a resposta de Deus à separação, a relação especial foi então a resposta do ego à criação do Espírito Santo”

O ego nos conta que o amor que necessitamos precisa vir de outra pessoa para preencher o vazio causado pela separação ,enquanto que na realidade precisamos retornar a Deus. Nossa busca carrega a energia da separação, e ela se transforma em culpa ,e esta se transforma em raiva em nossos relacionamentos mais íntimos. Projetamos em outra pessoa a raiva que sentimos contra nós mesmos por termos eliminado nosso próprio amor.

Quando achamos que estamos “apaixonados” estamos tudo menos apaixonados. O relacionamento especial está baseado na culpa e não no amor. Ele é o chamariz sedutor que o ego usa para nos afastar de Deus de acreditar que algo além de Deus pode nos completar e nos dar paz. A idéia do alguém especial nos foi incutida não só pela nossa cultura como também pela conspiração de outros egos. É tarefa do Espírito Santo transformar a energia do amor especial, de traição em divindade.

Sob a orientação do Espírito Santo, nos reunimos para compartilhar alegrias. Sob a direção do ego, para compartilhar desesperos.

Um relacionamento não deve ser a reunião de dois inválidos emocionais. O propósito de uma relação não é o de duas pessoas incompletas se tornarem uma, mas ao contrário, duas pessoas completas se unirem para a glória maior de Deus.

Se as pessoas de um relacionamento não podem cometer erros sem serem logo abandonadas pelos companheiros, eles não estão prontos para um relacionamento.

O ego nos leva a rejeitar um companheiro por qualquer erro cometido porque o ego não procura alguém para amar e sim para atacar. Seu ditado em relação ao amor é “procure mas não encontre” No relacionamento especial as pessoas tem medo de mostrar como são na realidade, seus medos suas fraquezas. Se o companheiro souber vai abandoná-lo.

Nenhum quer saber dos pontos fracos do outro para não ficar nervoso de estar envolvido com alguém que tenha pontos fracos. Desta maneira não há crescimento real. No relacionamento especial procuramos desesperadamente atrair o amor sendo alguém que não somos. Fomentando o nosso auto-ódio e a falta de auto-estima.

Qual é o nosso milagre aqui? A mudança de pensamentos sobre coisas especiais para coisas divinas. Pedimos a Deus que guie nossos pensamentos e sentimentos. “Podemos colocar qualquer relacionamento sob os cuidados do Espírito Santo e ter certeza de que não resultará em dor”.

Nenhum comentário: