quarta-feira, 7 de outubro de 2009

2. O PERDÃO NOS RELACIONAMENTOS

“ O perdão elimina tudo o que se coloca entre seu irmão e você ”




Um curso em Milagres se orgulha de ser um curso prático, com um objetivo prático: obtenção da paz interior. O perdão é a chave para se chegar à paz interior porque é a técnica mental através da qual nosso medo se transforma em amor. Nossas percepções acerca de outras pessoas frequentemente tornam-se um campo de batalha entre o desejo do ego de fazer julgamentos e o desejo do Espírito Santo de aceitar as pessoas como elas são. O ego vai atrás de erros em nós mesmos e nas outras pessoas. O Espírito Santo vai atrás de nossa inocência, pois vê em cada um de nós como somos na realidade, já que somos criações perfeitas de Deus.

O perdão é uma decisão consciente de nos concentrarmos no amor e deixar o resto ir embora. Mas o ego é incansável- “na melhor das hipóteses é desconfiado e, na pior é corrupto”. Ele expõe os argumentos mais sutis e traiçoeiros para expulsar as pessoas de nossos corações.

O fazedor de Milagres conscientemente convida o Espírito Santo a participar de todos os relacionamentos e a nos livrar da tentação de julgar e encontrar erros. Pedimos que nos revele a inocência dentro das outras pessoas, aquela que devemos ser capazes de ver dentro de nós mesmos.

Devemos pedir à nossa alma para deixar-nos ver as pessoas através dos olhos de Deus. Isto é ver o que Deus vê, pensar como Deus pensa, amar como Deus ama.

É fácil perdoar aqueles que nunca nos fizeram nada para nos deixar zangados. Aqueles que nos deixam bravos, no entanto, são nossos professores mais importantes. Eles mostram os limites de nossa capacidade de perdoar.

Pode ser bastante difícil abandonar nossa percepção a respeito das falhas de determinada pessoa quando encontraremos falhas nela. Mas o curso pergunta: “ Você prefere ter razão ou prefere ser feliz? ” Quando julgamos um irmão, estamos errados mesmo quando estamos certos.

Apontar o dedo no rosto de alguém não a ajuda a se modificar. Fazer isso não nos torna mais aptos a corrigir o comportamento desse alguém. Demonstrar compaixão e perdão tem muito mais chances de suscitar uma reação saudável dessa pessoa. As pessoas tornam-se menos inclinadas a ser menos defensivas, e tendem a aceitar uma mudança. Não precisamos sermos atacados nos momentos difíceis; precisamos de ajuda. O perdão forja um novo contexto, no qual as pessoas podem se modificar mais facilmente.

Quando estamos bravos com alguém, estamos bravos por causa de algo que disseram ou fizeram. Mas o que as pessoas disseram ou fizeram não representa o que elas são. Os relacionamentos renascem quando abandonamos percepções sobre o passado de nosso irmão. ' Ao trazer o passado para o presente, criamos um futuro exatamente como o passado.' Ao abrir mão do passado, abrimos espaço para um novo futuro, para que novos milagres aconteçam.

Somente o amor é real. Nada mais existe de verdade. Se uma pessoa se comporta de maneira pouco amável, isso significa que ela está com medo, e esse medo quase nunca é real. Então nós a perdoamos porque não há nada para ser perdoado. O perdão representa o discernimento entre o que é real e o que não é real.

Quando as pessoas se comportam de maneira pouco amável, é porque se esqueceram de quem são. Esqueceram-se do Deus que reside dentro delas. Esqueceram de que são perfeitas, divinas e felizes, como Deus quer que sejamos.

O Amor entra em nossas vidas e na vidas das pessoas que se sentem miseráveis e lhes dá a opção de não ver, de não mais sentir esse sentimento. Ele tem fé no que está por trás de sentimentos ruins como este, ele expande nossa percepção para além do que nossos sentidos físicos nos revelam, que nosso coração sabe a verdade sobre todos os seres humanos. A fé no amor que existe além do medo, da dor, do sofrimento. Exercer o poder do Perdão é ver o mundo mais gentil, mais feliz.

2 comentários:

Energia Matéria & Consciência disse...

parabéns por essa benção,e parabéns à todos seus anjinhos,que te auxiliaram...
muito interessante mesmo...
eu concordo que só o amor é real,absoluto, é um verdadeiro
mapa direcionando o caminho...
namaste

levina

Claudete Onishi disse...

Obrigada Levina.

Grande Abraço
NAMASTE

RE e Clau