domingo, 21 de novembro de 2010

Brownie Dourado

Brownie Dourado




2 xic. De farinha trigo

1 colher chá fermento em pó

1 pitada de sal

½ xic. Manteiga à temperatura ambiente

2 xic. De açúcar mascavo

2 ovos

1 colher sopa baunilha

1xic. Chocolate meio amargo picado

1 xic. Chocolate branco picado

1 xic. Nozes picadas



Aqueça o forno à temperatura moderada.

Numa vasilha peneire a farinha, o fermento e o sal. Numa outra vasilha bata a manteiga com o açúcar mascavo até obter um creme. Junte os ovos 1 de cada vez, batendo bem.

Adicione a baunilha acrescente à mistura de farinha e mexa bem. Acrescente o restante e coloque numa assadeira untada por 30’.

domingo, 10 de outubro de 2010

Curso em Milagres:" Crescer dói "

Curso em Milagres: “Crescer dói.”




Nossas defesas são nossas feridas.

Mas ninguém consegue curar essas feridas. As pessoas podem nos dar amor, inocente e sinceramente, mas se já estamos convencidos de que não se pode confiar nas pessoas – se essa é uma decisão que já tomamos – nossa mente vai inferir qualquer comportamento da pessoa como evidencia de que nossa pré-conclusão estava correta. O Curso nos diz que decidimos o que queremos ver antes de ver. Se queremos nos concentrar na falta de respeito de alguém por nossos sentimentos, certamente conseguiremos encontrar isso.

O principal é mudar a mente. Nossa forma de pensar. Se não acreditarmos em nós mesmos, outra pessoa não nos convencerá.

Nós nos purificamos através da percepção e da reza. A consciência por si só não nos cura. Se a análise por si só pudesse curar todas as feridas, todos nós já estaríamos curados.

O processo de transformação milagrosa é duplo:



1- Vejo meu erro ou padrão disfuncional.

2- Peço a Deus que me livre dele.



Ao pedir que Deus me cure comprometo-me com a opção de ser curada. Isso representa a opção pela mudança.

A oposição que o ego opõe a isso é imensa. Ele quer que pensemos que um cachorro velho nunca muda.

A vantagem em saber que estamos zangados, por exemplo, é que podemos fazer a escolha de nos sentirmos de outra maneira.

Até que tenhamos optado por fazermos as coisas de uma maneira diferente, vamos continuar rodando em círculos.

Não alcançamos a luz ao optar pela luz. A luz significa compreensão. Por meio da compreensão estamos curados.

O esforço exigido para deixar para trás os padrões de sofrimento muitas vezes parece mais desconfortável do que se continuarmos com eles.

O crescimento pessoal pode ser dolorido, porque encarar nossa escuridão pode nos fazer sentir humilhados e envergonhados. Mas o objetivo do crescimento pessoal é a jornada para longe dos padrões emocionais que nos causam sofrimento em direção àqueles que criam a paz.

Em Psicoterapia: objetivo, processo e prática, diz-se que, em seu pico, a religião e a psicoterapia se tornam unas. Ambas representam o relacionamento entre pensamento e experiência e são usadas pelo Espírito Santo para celebrar um dos potenciais humanos mais gloriosos: nossa capacidade de mudar.

Mudar para voltarmos a ser quem realmente somos. Nosso ser verdadeiro, que ama divinamente, nunca pode ser desfeito. Todas as ilusões serão desfeitas. Apesar de experiências como traumas de infância poderem nos desviar de nossa natureza verdadeira, a verdade em si é guardada em confiança para nós pelo Espírito Santo, até que optemos por retornar.

domingo, 3 de outubro de 2010

Curso de Reiki

Curso Reiki Nível II-




Dia: 17/10/2010

Local: R. do Bananal 36- Guaecá ( entrada pelo Portal do Carmo)

Investimento:$220,00 (à vista) ou 2x $120,00

Reciclagem: 30% do valor do curso.



Favor confirmar sua inscrição até 12/10.

Bençãos Divinas para todos

Com carinho

Claudete.

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Yogi Bhajan

Yogi Bhajan



Em 1969 Yogi Bhajan, mestre de Kundalini Yoga, foi da Índia para os Estados Unidos ensinar Yoga e Meditação. Com o objetivo de criar um novo modelo para nosso futuro, Yogi Bhajan estabeleceu um programa chamado “Khalsa Women’s Training Camp” todo verão em Espanola, Novo México.

Com seu humor, sabedoria e estórias, as mulheres aprenderam como recuperar seu poder, auto-estima, alegria e o direito inato de ser nobre e divina.



Yogi Bhajan dizia que sua missão nos Estados Unidos era transformar as mulheres em" águias”. E ele conseguiu, dando centenas de técnicas e jóias de sabedoria. Ele inspirou cada mulher que participava do programa de tal forma que esses Ensinamentos sobreviverão por gerações.

Ele mostrou o poder, a divindade e a singularidade de cada uma e as fez experimentar sua própria dignidade.



Suas alunas continuaram com a missão do mestre até os dias atuais. Compartilham seu aprendizado, para que todas as mulheres, de todos os lugares tenham a oportunidade de criar mais e mais grupos de Mulheres Radiantes, formando um Círculo Sagrado de Mulheres, para apoiarem umas às outras, eliminando sentimentos de desamparo e solidão.

Yogi Bhajan nasceu em 1929 e tornou-se Mestre de Kundalini Yoga aos 16 anos. Mais tarde tornou-se o Mahan Tântrico( Mestre de Tantra Yoga Branco).
Ele criou a Fundação 3HO(Organização Saudável, Feliz e Divina) nos Estados Unidos em 1969. Lecionou até 2004, e seus 30 livros estão disponíveis em mais de 200 outro livros e vídeos.
Tudo que ele ensinou e compartilhou teve como único objetivo promover a felicidade e realização espiritual para que cada um de nós pudesse viver uma vida de excelencia. Esse seu legado contina e continuará sempre a servir a humanidade.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Para

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

1 Encontro do curso MULHERES RADIANTES II SÃO SEBASTIÃO

Foi um grande prazer rever a turma e conhecer gente nova, em mais um encontro com a Mestra Sat Inder.



No 1o- modulo experimentamos a força, a magia e o amor de "A Mulher Radiante". Descobrindo nossa "Radiancia" e nossa missão. É com grande prazer que divido com vcs esses momentos.



Gr Bj



RE

MULHERES RADIANTES II SÃO SEBASTIÃO

LOCAL E DATAS

LOCAL: Centro de Convivência da Terceira Idade Polvo.


R. Eduardo Cássio 220 ( final da rua do Posto Sales) Porto Grande- S. Sebastião



DATAS: 14/08; 11/09; 09/10; 06/11 e 27/11 (sábados).



HORÁRIO: das 9:00h às 12:00h.



INVESTIMENTO: R$300,00 (em 3x).



INSCRIÇÕES e INFORMAÇÕES : (12) 8117 0026 e/ou email: claureiki@uol.com.br

.

FACILITADORA: Sat Inder (Claudete Onishi ) instrutora de Kundalini Yoga .

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Espaço de luz




Este espaço é dedicado às pessoas que se interessam por métodos naturais, para melhorar sua saúde e bem estar. Em todos os aspectos: físico, mental, emocional e espiritual.

Podemos transmutar ansiedade, confusão mental, transtornos, depressão, através de vários métodos. Focaremos em alguns , como por exemplo, o Reiki, exercícios respiratórios e meditação, segundo Yogi Bhajan, mestre de Kundalini Yoga, Curso em Milagres , etc.



REIKI



Reiki é a Energia Vital que sincroniza todo o movimento do Universo com perfeição, inteligência, sabedoria e divindade.

Esta mesma energia equilibra nosso universo físico, mental, emocional e espiritual.

Nosso ser, quando equilibrado, expressa toda a sabedoria que lhe é intrínseca. Quando desequilibrado, expressa distúrbios em forma de doenças.

Quando recebemos a aplicação de Reiki, através da imposição de mãos, nosso corpo absorve a quantidade exata de energia para que o seu equilíbrio seja restaurado.

Reiki é um método de tratamento natural que concilia com todo e qualquer tratamento alopático e ou holístico.

É acessível a todos, independente das diferenças raciais, sociais e religiosas.

O Reiki nos dá a sensação de bem estar, porque unifica e harmoniza todas as partes do nosso ser através da Energia do Amor Absoluto.

Qualquer pessoa pode aprender, pois é um método simples e fácil. E os benefícios são surpreendentes. Tanto que ele foi aprovado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e é utilizado em vários hospitais como tratamento complementar, principalmente nos tratamentos de quimioterapia e radioterapia.



Esse tratamento é oferecido pelo Grupo de Reiki, como um serviço voluntário todas as 5as feiras das 18h às 21h à Rua Manoel Ladislau de Matos 28. (Rua da Pousada Ana Doce em direção à rua da praia). E o atendimento é feito por ordem de chegada.

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Oração para Instruírmos o Universo a Anular nossos Erros

O primeiro passo para anulação e reconhecer que tomamos a decisão errada por vontade própria, mas que também por vontade própria podemos decidir pelo contrário. Seja firme com você mesmo nesse sentido e esteja ciente de que o processo de anulação, que não vem de você, está de qualquer forma dentro de você, por que Deus o colocou ali. Seus papel é simplesmente retornar seu pensamento até o ponto no qual o erro foi cometido e entregá-lo em paz para a Expiação. Repita isso para você mesmo com toda a sinceridade possível, lembrando-se de que o Espirito Santo reagirá com totalidade a qualquer menção de convite que você fizer.

Devo ter tomado a decisão errada, porque não estou tranquilo.
Eu mesmo tomei a decisão, mas também posso decidir pelo contrário.
Eu quero decidir pelo contrário, por que desejo ficar em paz.
Não me sinto culpado, porque o Espirito Santo, se eu permitir, anulará todas as decisões erradas.
Eu escolhi deixá-lo fazer isso, ao permitir que Ele decida por Deus, por mim.


    

Meditação de Imagens para Cura

Yogi Bhajan - 5 de julho de 1991

Sente-se com as mãos no centro do coração, esquerda por baixo, direita por cima. Feche os olhos e sente-se ereto e relaxado. Fique com pletamente presente. Comece a focar no centro cardíaco. Este é um centro especial. Ele é chamado de Hirday Chakra. Seu coração bate lá. É o seu ritmo da vida. Quando ele é desligado você ganha um marca-passo para te fazer continuar. Ele tem um forte campo eletromagnético que se elimina em neutralidade através dos seus próprios padrões rítmicos.


Imagine que você está se hipnotizando. Torne-se ciente, alerta, presente e relaxado. Traga toda a sua atenção para um pequeno, único e minúsculo raio de luz platina. Este raio de luz está te rodeando. É uma luz muito luminosa, distinta, branca e brilhante. Um raio circulante que se move incrivelmente rápido e suave ao redor do seu corpo.

Agora faça dele dois raios. Três. Quatro. Agora uma multiplicidade que cobre todo o seu ser. Existe um raio para cada um de seus dez trilhões de células! Você é uma luz rodopiante e comunicando com todas as células, cada uma com sua inteligência. Elas estão se movendo rapidamente, com infinita velocidade. Continue imaginando profundamente e profundamente e profundamente.

Mantenha esta imagem. É o Wahe Guru em cada molécula e parte da molécula, cada átomo seu. Esta é exatamente a imagem do mantra Ang Sang Ware Guru. É o Panj Shabad dos cinco sons que comandam os elementos.

Entoe com a gravação Ang Sang Ware Guru de Nirijan kaur.

quarta-feira, 7 de abril de 2010

2

Eu não sou um corpo. Eu sou livre.
Pois ainda sou como Deus me criou.

Só a minha condenação me fere.

A minha condenação mantém a minha vista escura, e com os meus olhos cegos eu não posso ter a visão da minha glória. Mas hoje posso contenplar essa glória e me alegrar.

Eu não sou um corpo. Eu sou livre.
Pois ainda sou como Deus me criou.

quarta-feira, 31 de março de 2010

O relacionamento especial

O relacionamento especial




“A relação de amor especial é a principal arma do ego para nos manter longe do paraíso.”



Todos temos o desejo de encontrar o amor em nossa vida. É quase uma obsessão cultural. De acordo com Um curso em milagres, a procura do par perfeito ideal é uma de nossas maiores feridas psíquicas e uma das ilusões mais fortes elaboradas pelo ego.

Em Um curso para milagres isto se chama de “relacionamento especial” Normalmente “especial” seria algo maravilhoso.Segundo o Curso ,“especial” significa “diferente” e portanto “à parte” o que é mais característico do ego do que do espírito. Portanto um relacionamento baseado no medo.

“Deus criou apenas um filho seu” e Ele ama cada um de nós como O ama. Para “ele ninguém é especial ou diferente, porque não somos separados uns dos outros.” Uma vez que nossa paz reside em amar do mesmo modo que Deus ama, precisamos nos esforçar para amar a todos. Nosso desejo de encontrar alguém “especial” que nos complete é ilusório. O único amor que nos completa é o amor de Deus. A forma de relacionamento com cada pessoa é diferente, mas buscamos o mesmo conteúdo em cada um; características de amor e amizade fraternais que vão alem das mudanças de forma e corpo.

Assim como o “espírito Santo foi a resposta de Deus à separação, a relação especial foi então a resposta do ego à criação do Espírito Santo”

O ego nos conta que o amor que necessitamos precisa vir de outra pessoa para preencher o vazio causado pela separação ,enquanto que na realidade precisamos retornar a Deus. Nossa busca carrega a energia da separação, e ela se transforma em culpa ,e esta se transforma em raiva em nossos relacionamentos mais íntimos. Projetamos em outra pessoa a raiva que sentimos contra nós mesmos por termos eliminado nosso próprio amor.

Quando achamos que estamos “apaixonados” estamos tudo menos apaixonados. O relacionamento especial está baseado na culpa e não no amor. Ele é o chamariz sedutor que o ego usa para nos afastar de Deus de acreditar que algo além de Deus pode nos completar e nos dar paz. A idéia do alguém especial nos foi incutida não só pela nossa cultura como também pela conspiração de outros egos. É tarefa do Espírito Santo transformar a energia do amor especial, de traição em divindade.

Sob a orientação do Espírito Santo, nos reunimos para compartilhar alegrias. Sob a direção do ego, para compartilhar desesperos.

Um relacionamento não deve ser a reunião de dois inválidos emocionais. O propósito de uma relação não é o de duas pessoas incompletas se tornarem uma, mas ao contrário, duas pessoas completas se unirem para a glória maior de Deus.

Se as pessoas de um relacionamento não podem cometer erros sem serem logo abandonadas pelos companheiros, eles não estão prontos para um relacionamento.

O ego nos leva a rejeitar um companheiro por qualquer erro cometido porque o ego não procura alguém para amar e sim para atacar. Seu ditado em relação ao amor é “procure mas não encontre” No relacionamento especial as pessoas tem medo de mostrar como são na realidade, seus medos suas fraquezas. Se o companheiro souber vai abandoná-lo.

Nenhum quer saber dos pontos fracos do outro para não ficar nervoso de estar envolvido com alguém que tenha pontos fracos. Desta maneira não há crescimento real. No relacionamento especial procuramos desesperadamente atrair o amor sendo alguém que não somos. Fomentando o nosso auto-ódio e a falta de auto-estima.

Qual é o nosso milagre aqui? A mudança de pensamentos sobre coisas especiais para coisas divinas. Pedimos a Deus que guie nossos pensamentos e sentimentos. “Podemos colocar qualquer relacionamento sob os cuidados do Espírito Santo e ter certeza de que não resultará em dor”.

Exercício diário de "Um curso em Milagres" (afirmação)

Eu não sou um corpo. Eu sou livre.
Pois ainda sou como Deus me criou.

Abençoo o mundo pois abençoo a mim mesmo.
A benção de Deus brilha sobre mim de dentro do meu coração, onde Ele habita. Só preciso voltar-me para Deus e todo pesar se dissipa ao aceitar o Seu Infinito Amor por mim.
Eu não sou um corpo. Eu sou livre.
Pois ainda sou como Deus me criou.

domingo, 7 de março de 2010

Somente o amor é real

"Quem cria o medo não é Deus. Somos nós".

Portanto, o problema do mundo é que nos perdemos de Deus, nos afastamos  do amor. De acordo com "Um curso em milagres", a separação de Deus ocorreu há milhões de anos. Mas a revelação importante, o ponto crucial do Curso, é que essa separação nunca ocorreu de verdade.
A introdução de "Um curso em milagres afirma:

"O Curso pode ser resumido com simplicidade:
Nada que é real pode ser ameaçado.
Nada irreal existe.
Nisso reina a paz de Deus".

O que isso significa é o seguinte:

1. O amor é real. É uma criação eterna e nada pode destruí-lo.
2.Qualquer coisa que não seja o amor é uma ilusão.
3.Lembre-se disso e você estará em paz.

Quando pensamos com amor, estamos literalmente co-criando com Deus. E quando não pensamos com amor, na verdade não estamos pensando, já que apenas o amor é real. Estamos tendo alucinações.
E o mundo é isso: uma alucinação em massa, onde o medo parece muito mais real do que o amor. O medo é uma ilusão. Nossa loucura,paranóia, ansiedade e trauma são literalmente todos imaginados.Isso não quer dizer que não existam para nós como seres humanos. Existem. Mas nosso medo não é nossa realidade definitiva e não substitui a verdade sobre quem realmente somos. Nosso amor, que é nosso ser real, não morre, simplesmente submerge.

O amor em nossas mentes produz o amor em nossas vidas. Esse é o significado do Paraíso.
O medo que habita sua mente produz medo em sua vida. Esse é o significado de inferno.
Uma mudança no modo como pensamos nossa vida produz uma mudança no modo como a vivenciamos. Dizer:"livre-me do inferno signica "Deus, livre-me dos meus temíveis pensamentos".
O altar construído para Deus é a mente humana. "Profanar o altar "significa enchê-la de pensamentos sem amor.

Meditação "Sat nam" de sete ondas

Sente-se numa cadeira com a coluna ereta, ou de pernas cruzadas no chão. Junte as palmas das mãos em posição de prece, no centro do peito, os polegares tocando o centro do esterno. Com os olhos fechados, eleve ligeiramente o olhar concentrando-se no ponto das sobrancelhas. Inspire profundamente, concentrando-se na respiração. Com a expiração, entoe o mantra na lei do sete ou lei das marés. Vibre Sat em seis ondas, e deixe o Nam ser a sétima.
A cada onda, costure o som através dos chakras, iniciando na base da coluna vertebral, no reto. No Nam, deixe a energia e o som irradiarem-se a partir do sétimo chakra até o topo da cabeça, através da aura. À medida em que o som penetra em cada chakra, ou centro, gentilmente contraia a área física correspondente a ele. O primeiro centro é o reto, o segundo é o órgão sexual, o terceiro é o ponto do umbigo, o quarto é o coração, o quinto é a garganta, o sexto é o ponto das sobrancelhas e o sétimo é o topo da cabeça.Continue durante 11 minutos.

Benefícios: Os mantras "Sat Nam ", são os únicos sons que podem rearranjar completamente os padrões de hábito da mente subconsciente. Todos nós temos padrões de hábito. Não poderíamos funcionar sem eles, mas, às vezes, os padrões que criamos não nos servem mais. Vibrando "Sat Nam " desta maneira, ativa-se a energia da mente que faz surgir e estabelecer hábitos. Esta meditação abrirá a mente à experiência nova.

domingo, 28 de fevereiro de 2010

Comunicação Consciente

COMUNICAÇÃO CONSCIENTE


Segundo Yogi Bhajan





O que queremos dizer com comunicação? A definição de comunicação é uma prática que cria uma “ noção comum” com uma outra pessoa ou objeto de atenção.

O homem é um animal social. Deus não pode viver só. Deus não pode criar um outro Deus. Por isto, Deus criou a criação. Então o homem criou a comunicação. Esta é uma coisa comum entre nós e Deus. Deus está dentro de nós, nós somos Deus, e nós nos comunicamos. Mas em que nível nós nos comunicamos?Você já aprendeu que sua existência é sua comunicação? Sua projeção é seu relacionamento? Você é o poder? Mas a vida é com freqüência azeda. Não há felicidade, porque a sua comunicação não tem o propósito do eu. Você comunica para impressionar alguém. Esta é a razão pela qual você sofre agora. Você não se comunica conscientemente.





A comunicação exerce uma parte vital em qualquer vida humana.



1ª categoria comum – 70% conversa inconsciente.

2ª categoria comum – 60% conversa com um propósito.

3ª categoria comum – 80% você quer impressionar, controlar, ser reconhecido.

É uma infelicidade!



Vocês nunca aprenderam a falar para conhecer uns aos outros.

Vocês não estabelecem uma ressonância de uma pessoa para outra na mesma freqüência.

Não têm a força para reconhecer não sòmente o caráter mas também as características dessa mesma pessoa.



Fale para: conhecer, estabelecer uma ressonância, para reconhecer o outro com todas as suas características.



A comunicação é um dom para se conhecer, se entender, se compreender.



Em 90% do tempo vocês destroem uma situação usando sòmente 40 palavras.

O impacto de 40 palavras numa pessoa é tão pesado que você não poderá nunca recuperá-lo.



Estava tudo bem, estávamos nos divertindo, mas...........

Sempre que um “mas” inconsciente entra na comunicação, a animosidade tem um crescimento redobrado.



“ Você não usa a sua linguagem para aumentar a sua prosperidade e o seu sucesso.”



A verdade é simples, direta e acompanhada de um sorriso.

Você tem que dizer, saber e então viver isto.



A comunicação é uma das melhores artes que Deus lhes deu como humanos. A comunicação consciente pode fazer de você o melhor!





Há 3 coisas que você não consegue fazer:

- Você não consegue ouvir a si mesmo.

- Você não consegue conversar consigo mesmo.

- Você não consegue ser você mesmo.



Algumas vezes sua linguagem corporal, suas ações também falam .

Suas ações, seus pensamentos, suas projeções e suas características falam por vocês. Seu caráter fala mais alto que vocês.



O que vocês dizem não significa nada, se não for sustentado pelo seu compromisso e pelo seu caráter.



Vocês não têm vitalidade para capturar as virtudes exteriores.

Não têm vitalidade suficiente em sua comunicação para atrair as virtudes.



FACETAS DE SUA EXISTÊNCIA



Quando você fala polidamente, educadamente, decentemente, você é consciente.



Seja lá o que você estiver falando, com faltas, vulgaridade,negatividade, nesse momento, você é livre.



Quando você for muito maneiro, delicado,o que deveria ser- não ofensivo, atraente, você está atuando.

Quando você não conversa, sua psique se movimenta.

Quando você conversa, você se movimenta.

Quando você escuta, você ganha.

Quando você obedece, você é vitorioso.

Quando você comanda ,você é o que alcança.

Quando você fala, você impressiona.

Quando você medita, você é poderoso.

Quando você reza, você é humilde.



Nosso relacionamento, nossa compreensão, nossa lógica, nossa razão, nossa aproximação, tudo se baseia em nossa comunicação: a palavra que usamos e como a usamos.

Mandala

Um lindo presente para os nossos olhos e para nossa alma,oferecido pela artista Helène Perutz.

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

As quatro câmaras do coração

As Quatro Câmaras do Coração




Muitas culturas nativas acreditam que o coração é a ponte que liga o Pai Céu à Mãe Terra. Para essas tradições, o coração de quatro câmaras, fonte de sustentação de nossa saúde emocional e espiritual, é definido como cheio, aberto, puro e forte. Essas tradições sentem que é importante conferir diariamente as condições desse coração de quatro câmaras, perguntando :”Estou com meu coração cheio, aberto , límpido e forte ?”

Quando nosso coração não está cheio, nós nos aproximamos das pessoas e das situações só com a metade dele. O sentimento que experimentamos, como se devêssemos fazer algo que não queremos, é o terreno em que germina o coração pela metade. Sentir o coração só pela metade é sinal de que estamos em má posição, e que é hora de sair dessa situação.

Quando nosso coração não está aberto, transformamo-nos em pessoas de coração fechado. Ficar na defensiva, buscar abrigo em nossa própria resistência, proteger-nos contra a possibilidade de sermos feridos são seus sinais. A resposta é abrandar e reabrir o coração.

Quando nosso coração não está límpido, ficamos confusos e carregamos dúvida dentro dele. É onde devemos parar para esperar. Os estados de ambivalência e indiferença são precursores da confusão e da dúvida. A passagem por qualquer um desses estados é um lembrete para aguardarmos a clareza, em vez da ação.

Quando nosso coração não está forte, falta-nos coragem de ser autênticos ou dizer o que é verdade para nós. Força de coração é ter coragem de ser tudo o que somos em nossas vidas. A palavra “coragem “ vem do termo francês coeur, que quer dizer coração e, etimologicamente, significa a “capacidade de defender nosso coração ou nossa essência”. Quando exibimos coragem demonstramos o poder recuperador de prestar atenção àquilo que tem coração e significado para nós. Os Curadores, nas maiores tradições, reconhecem que o poder do amor é a mais poderosa energia de cura de que o ser humano dispõe. O Curador efetivo, em qualquer cultura, é aquele que estende os braços do amor: reconhecimento, aceitação, consideração, valor e gratidão.

As pessoas de todo mundo sempre demonstram umas às outras seu reconhecimento de quatro maneiras: reconhecemos mutuamente nossos talentos; nossas mútuas qualidades de caráter; nossas aparências recíprocas e o impacto que causamos uns aos outros. Quando o reconhecimento de que recebemos é mínimo, isto pode nos trazer uma sensação de inadequação ou de pouca auto-estima.

Os Curadores de qualquer tradição são pessoas naturalmente capacitadas na arte de reconhecer. Estão plenamente convencidos de que o maior remorso é o amor que não se manifestou. Provavelmente, o mais poderoso exemplo contemporâneo de alguém que cura através do amor incondicional é Madre Tereza de Calcutá. Nas tradições xamânicas ela seria chamada de mulher de remédio.

Como mostra o poema asteca que se segue, a combinação de coração e sua relaçãocom a autenticidade tem sido tema perene, usado através de todas as épocas.

Pessoa madura:

Coração tão firme como uma pedra,

Coração tão forte como

O tronco de uma árvore.



Nobre face, sábia face;

Senhor/senhora dessa face

Senhor/senhora de seu coração.

Maturidade:

Nobre face, firme coração.



“À você, que faz parte da minha vida, minha sincera gratidão, por iluminar meu caminho com a beleza e a graça da sua luz.”

Sat Inder Kaur (Clau)